Do nosso Insta…
A Associação Brasileira de Ensino de Filosofia, ABEFil, celebra com entusiasmo a criação do curso de Licenciatura em Filosofia no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Petrolina Zona Rural! Este marco histórico representa o primeiro curso de Licenciatura em Filosofia ofertado por um Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica no Brasil, consolidando o compromisso das instituições federais com a formação de professoras e professores qualificadas/os e a promoção do pensamento crítico e reflexivo. A ABEFil parabeniza o IFSertãoPE @ifsertaope pela iniciativa pioneira, que contribuirá significativamente para a valorização do ensino de Filosofia no Brasil!
Primeira reunião do curso
No dia 25 de março de 2025 ocorreu a primeira reunião do colegiado do curso. Fazem parte do colegiado os seguintes professores: Gabriel Kafure da Rocha (Coordenador do curso), Pedro Augusto de Castro Buarque Silva (Vice-Coordenador do curso), Cristiano Dias da Silva, Cristiano Dutra Batista, Eduardo Barbosa Vergolino, José Aldo Camurça de Araújo Neto, Rodolfo Rodrigo Santos Feitosa e Sebastião Francisco de Almeida Filho. Parabenizamos todos os colegas por lograrem possível a iniciativa, em especial aos membros da diretoria da ABEFil, Gabriel Kafure e José Aldo Neto!
Aula Inaugural do curso
O evento ocorrerá no dia 14 de abril de 2025, às 19h, no Colégio Dom Bosco, reunindo representações institucionais e acadêmicas para celebrar este importante momento.
Assinatura do Termo de Cooperação:
Reitor Jean Carlos Coelho de Alencar (IFSertãoPE) e Bispo Dom Antonio Carlos Cruz Santos
Apresentação Inicial do Curso:
Gabriel Kafure da Rocha (Coordenador do Curso) e Pedro Augusto de Castro Buarque e Silva (Vice-coordenador)
Palestras:
- Luis Lucas Dantas da Silva (IFPE): “Ensino de Filosofia entre a pluralidade e o mundo: Sobre o lugar da filosofia na Escola (de novo)”
- Rafael Lucas de Lima (UPE): “Filosofia e Educação: Uma relação necessária”
- João Marcelo Silva da Rocha (IFBA): “Sobre a scala amoris e o lugar do amor interpessoal no discurso diotímico-socrático do Banquete”
Vida longa à Filosofia, seu ensino, e suas aprendizagens!
Agendem-se:


