A ABEFil participou de Nota Técnica, amplamente divulgada por meios de comunicação como a Folha de S.P., que destaca a diminuição de 35% da carga horária de aulas de Ciências Humanas nas escolas de São Paulo. O estudo, elaborado pela Rede Escola Pública e Universidade (REPU) em parceria com ABEFil, ABECS, ANPUH, AGB e Grupo Escola Pública e Democracia (GEPUD), aponta para uma redução significativa das Ciências Humanas no currículo do Estado de São Paulo entre 2020 e 2025. O diretor de políticas educacionais da ABEFil, prof. Christian Lindberg, assina o documento como um dos elaboradores da Nota.
A reforma do Ensino Médio de 2017 (Lei 13.415/2017), que reduziu a carga horária de Formação Geral Básica (FGB) a um teto de 1.800 horas (60% da CH total), impactou diretamente na diminuição de aulas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia. Os problemas do Novo Ensino Médio e as reivindicações da sociedade civil e das comunidades escolares pela revogação da Lei não foram suficientes. O atual governo federal adotou uma solução intermediária de “reformar a reforma”, pela lei 14.945/2024, que, apesar de seus limites e contradições, trouxe a recomposição da carga horária da FGB para um mínimo de 2.400 horas. A Nota Técnica aponta que mesmo assim as disciplinas de Ciências Humanas continuam a perder sua carga horária no Estado de São Paulo.
Antes da reforma do EM, as disciplinas de Ciências Humanas contabilizavam 720 horas de FGB. Após a primeira reforma, a quantidade diminuiu para 480 horas e teve um decréscimo para 466,7 horas com a reforma de 2024. No total, houve uma redução de 35,1% da carga horária de Ciências Humanas no período entre 2020 e 2025. Dentro desse cenário, Filosofia e Sociologia foram as disciplinas que mais sofreram com a redução de carga horária. De 180 horas antes da primeira reforma, passaram para 66,7 no currículo de 2025: uma redução de 62,9%.
A matéria aponta que a “situação é ainda mais crítica para o noturno. O governo de SP também manteve a substituição do ensino presencial por aulas à distância. Das 480 horas previstas para as ciências humanas, 210 são de aulas não presenciais.”
Link associado: Instagram ABEFil
Leia a nota na íntegra:


